Wednesday, 4 October 2017

Forex Control Zambia


O Controle cambial dentro da Área Monetária Comum está sendo regulado pela Lei de Moedas e Trocas nº 9 de 1933 e pelo Regulamento de Controle de Câmbio 1961, emitido a partir de. O controle de câmbio na Namíbia fica sob o controle do Ministro das Finanças e do Tesouro que delegou sua administração no Banco da Namíbia, que, por sua vez, nomeou os bancos comerciais como Comerciantes Autorizados em divisas. O sistema de taxa de câmbio dual envolvendo o mecanismo Rand Comercial e Risco Financeiro de transferir fundos de e para a Namíbia foi substituído por um sistema de câmbio unitário em 13 de março de 1995. Com efeito a partir dessa data, o controle cambial sobre não residentes além dos ex-residentes da Namíbia No que diz respeito aos seus ativos bloqueados foi abolida. 2. OBJETIVO DO CONTROLE 2.1 Assegurar o repatriamento horário no sistema bancário da Namíbia de todas as moedas estrangeiras adquiridas pelos residentes da Namíbia, seja por meio de transações de natureza atual ou capital. 2.2 Para garantir que as saídas de moeda estrangeira sejam para fins legítimos apenas no melhor interesse da Namíbia como um todo e não de pessoas envolvidas. 3. DEFINIÇÕES IMPORTANTES 3.1 Área monetária comum: consistem na Namíbia, na República da África do Sul, no Lesoto e na Suazilândia. 3.2 Revendedor autorizado: bancos locais que foram autorizados pelo Banco da Namíbia a negociar em câmbio. 3.3 Não residente: é uma pessoa (ou entidade legal) cujo local de residência, domicílio ou registro normal está fora da Área Monetária Comum. 4. FORMAS PARA FORMAS DE TRANSFERÊNCIAS ADICIONAIS E EXTERNAS A: As vendas de câmbio em montantes de N50 000 e mais e os depósitos nas contas Rand para não residentes devem ser suportadas pelos Formulários A. FORMULARES E: Compra de câmbio em montantes de N50 000 e mais E todos os pagamentos em Rand aos residentes da Área Monetária Comum de conta não residente independentemente do montante ou finalidade devem ser apoiados por um Formulário E. 5. TRANSFERÊNCIAS INTEIRAS 5.1 FUNDOS DE EMPRÉSTIMOS ESTRANGEIROS A aceitação por parte de uma entidade local de fundos de empréstimos do exterior Normalmente por um período mínimo de seis meses, está sujeito à aprovação específica do Controle de Câmbio. Onde os fundos de empréstimo devem ser introduzidos pelo acionista não residente, o Controle normalmente não dará uma garantia de repatriação sem qualificação, mas se compromete a considerar tais pedidos, conforme e quando os fundos estão disponíveis na empresa mutuária, para efetuar o reembolso à luz Das condições que prevalecem e tendo em conta a posição de empréstimo local da empresa que efetua o reembolso. Normalmente, se uma empresa é de propriedade integral de não residentes, a proporção de acionistas146 empréstimos para capital social não pode exceder o índice de 3: 1, ou seja, se o capital social da empresa local for N1,00, então o controle de câmbio permitirá Acionistas146 fundos de empréstimos de N 3-00. Pode ser obtida a cobertura para o reembolso de empréstimos estrangeiros. 6. ASSISTÊNCIA FINANCEIRA LOCAL: ISENÇÃO DO REGULAMENTO 3 (1) (E) E (F) 6.1 Pessoa afetada: É definida como uma pessoa jurídica, fundação, confiança ou parceria que opera na Namíbia, relativamente à qual 75% ou mais do capital , Os ativos ou ganhos do mesmo podem ser utilizados para pagamento, ou para benefício de qualquer maneira, de qualquer pessoa que não seja residente na República, ou 75% ou mais dos valores mobiliários com direito a voto, poder de voto, poder de controle ou ganhos São direta ou indiretamente investidos, ou controlados por ou em nome de, qualquer pessoa que não seja residente na Namíbia. É definida como uma pessoa cujo local de residência normal está fora da Área Monetária Comum. 6.3 Assistência financeira: refere-se ao empréstimo de moeda, à concessão de crédito, à tomada de valores mobiliários, à conclusão de uma venda ou arrendamento a prazo, garantia de créditos de aceitação, caução, títulos hipotecários, empréstimos de acionistas locais em excesso em sua participação percentual, etc. 6.4 Regra 3 (1) (e): o essencial refere-se a uma garantia emitida por uma preocupação namibiana, em que esta última se baseia numa parte estrangeira no caso de a garantia ser implementada. 6.5 Regulamento 3 (1) (f): Refere-se a qualquer empréstimo local, arrendamento mercantil, empréstimos concedidos a uma empresa que seja detida em 75% ou mais por estrangeiros. Fórmula para calcular a porcentagem permitida da base de empréstimos local, ou seja, 147 Relação de assistência financeira local148. 100 (juros da Namíbia x 100) Interesse não residente A porcentagem é referida como a Relação de assistência financeira local148. Esse índice agora foi duplicado. No passado, um investidor estrangeiro só poderia emprestar 50% de seus fundos de capital localmente. O racional para este requisito é garantir que o investidor estrangeiro, introduziu um montante razoável em relação aos fundos de capital, sem muita dependência de empréstimos locais. Uma empresa com 40 juros de não residentes pode receber assistência financeira local na medida em que: 100 60 x 100 100 150 40 250 da Base de Empréstimos Local da empresa, ou seja, se a empresa introduziu um montante de N300 000 em relação a fundos de capital , Então, permitiríamos que uma quantidade de N750 000 (N 3000 000 x 250) fosse emprestada localmente. A Base de Empréstimo Local ou o Capital Efetivo de uma empresa é constituída por: 1. Capital Social Emitido 2. Conta premium de ações 3. Reservas Distribuíveis 4. Empréstimos de Acionistas 5. Reservas Não Distribuíveis 6. Imposto Diferido 7. Crédito Comercial Hard Core 150 (em Respeito dos bens importados da empresa-mãe ou associada, mas o pagamento ainda é devido pela preocupação da Namíbia), desde que o nível do núcleo duro não seja reduzido durante a moeda da autoridade local de assistência financeira. 6.6 Empréstimos aos acionistas: Os empréstimos de acionistas residentes e não residentes de empresas sujeitas ao Regulamento de Controle de Câmbio 3 (1) (f) são permitidos pelo Controle de Câmbio para aceitar tais fundos de empréstimos, não necessariamente qualificados para inclusão no empréstimo local Base da empresa local, conforme indicado na tabela abaixo: Base de Empréstimos Local Acionista Residente Empréstimo com empréstimo de empréstimo pró-rata de Acionista Não Residente Ambos os Empréstimos são qualificados 6.7 Excesso de instalações: facilidades de empréstimo mais favoráveis ​​podem ser autorizadas pelo Controle de Câmbio por um Período acordado quando as operações de uma empresa: - aumentará ou criará manufatura local com o aumento resultante do emprego; resultará no desenvolvimento de um mercado de exportação substancial; servirá para reduzir as importações; ou - será considerado como sendo do interesse nacional em algum outro aspecto . As aplicações devem ser totalmente explicativas e devem ser apoiadas por projeções que indicam como e quando a empresa se propõe novamente a se enquadrar no limite aplicável, ou seja, um aumento na base de empréstimos local ou uma diminuição no nível de assistência financeira local. O Exchange Control normalmente espera que o excesso de instalações seja progressivamente reduzido ao longo de um período de dois a cinco anos, dependendo das circunstâncias que envolvem o caso. O Exchange Control também adota uma atitude flexível em relação a aplicativos de empresas que exigem instalações temporárias em excesso por um período de tempo para implementar planos de expansão ou modernização local ou para ver através de uma situação negativa. 6.8 Ao enviar pedidos para o Banco da Namíbia para instalações de assistência financeira local, é necessária a seguinte documentação: 1. Um Formulário do Formulário 79 (a) Questionário devidamente preenchido. 2. Um balanço auditado ou demonstrações contábeis intermediárias não auditadas, conforme apropriado. 3. Calendário das instalações de financiamento extrapatrimonial. 4. Garantia por instalações bancárias. 7. PAGAMENTOS ATUAIS Os lucros de negociação e os dividendos obtidos em investimentos são transferíveis para beneficiários não residentes. Essas transferências podem ser autorizadas por revendedores autorizados sem referência ao controle de câmbio. No entanto, se a empresa namibiana se basear em qualquer assistência financeira local, um pedido deve ser apresentado ao Bank of Namibia, acompanhado de um certificado do auditor146 que confirme que os valores provenientes dos lucros comerciais normais, em oposição à alienação de ativos fixos. A remessa de juros para não residentes pode ser permitida, desde que a taxa inicial de juros tenha sido cancelada com o Banco da Namíbia. Se o empréstimo for denominado no estrangeiro, os juros devem ser calculados a LIBOR (Taxa oferecida no Interbancário de Londres) em 2%. Se o empréstimo for denominado em Dólar da Namíbia, o Banco da Namíbia autorizaria juros à taxa de descoberto principal de 3%. 7.3 Honorários do administrador146: podem ser permitidas as transferências de taxas por ano para os Administradores não residentes, após a produção ao revendedor autorizado de uma resolução pela empresa envolvida, confirmando as taxas a pagar. 7.4 Taxas de Gestão Taxas de Serviço Técnico: Este tipo de taxas requer aprovação do Controle de Câmbio anterior que terá que ser satisfeito quanto à base de qual os pagamentos são calculados e se tais pagamentos são devidos. O Exchange Control não é aceitável para que os pagamentos sejam baseados em uma porcentagem de vendas, volume de negócios ou lucro da preocupação local. Ele deve ser baseado em serviços reais prestados. 7.5 Tarifas aéreas para visitantes estrangeiros: Quando uma empresa residente namibiana emprega os serviços de executivos estrangeiros e, em termos do Contrato relativo, responsável pela liquidação das tarifas aéreas, o pagamento de tal passagem aérea deve ser organizado localmente, em Dólares da Namíbia . O Controle não é aceitável para o seu reembolso ser efetuado pela Namíbia. Da mesma forma, os mesmos procedimentos devem ser seguidos em relação ao subsídio de subsistência diária dos executivos estrangeiros e às viagens locais. 8. CONTRATO E EXCURSÃO DE TRABALHADORES DE SERVIÇO Os estrangeiros que vieram para a Namíbia em nome de uma empresa local ou foram recrutados por uma empresa namibiana em um contrato definido são obrigados a declarar se estão ou não possuidores de ativos estrangeiros e se comprometem com Eles não colocarão seus ativos estrangeiros à disposição de qualquer terceiro normalmente residente na Namíbia. A empresa acima mencionada, juntamente com o contrato de trabalho da pessoa14 deve ser entregue ao Bank of Namibia. Esses indivíduos devem possuir uma autorização de trabalho válida emitida pelo Ministério dos Assuntos Internos. 9.1 Ao assumir a residência permanente na Namíbia, os imigrantes ficam sujeitos ao Regulamento de Controle de Câmbio. 9.2 Ao assumir a residência permanente na Namíbia, dois regulamentos têm um efeito imediato sobre os imigrantes. Regulamento de Controle de Câmbio 6, que estabelece que os residentes devem declarar qualquer acumulação de moeda estrangeira e Controle de Câmbio Regulamento 7 que exige que quaisquer ativos estrangeiros, incluindo a moeda que possuem, ou a que tenham direito. 9.3 Ao chegar na Namíbia, um imigrante deve preencher um formulário. MP 335 (a) e a Declaração de Ativos e Passivos Estrangeiros. 9.4 Dentro dos primeiros cinco anos de residência, os imigrantes podem dispor ou, de outra forma, investir seus ativos estrangeiros sem qualquer envolvimento no Controle de Câmbio, desde que os formulários detalhados no parágrafo (c) acima tenham sido apresentados ao Banco da Namíbia. 9.5 Os imigrantes também podem ter a garantia de que, no prazo de 6 anos após a sua chegada, o Banco da Namíbia, a pedido, permita o repatriamento de todos os fundos que foram introduzidos através de canais bancários normais na chegada e desde a chegada. 10.1 As pessoas que desejam emigrar devem preencher um formulário MP336 (a), juntamente com um certificado de apuramento de impostos. 10.2 Depois que o emigrante foi fornecido com a pensão de acordo com a seguinte base: Um montante de N200 000 depois de todas as responsabilidades, incluindo o custo dos passageiros de passageiros relativos e o subsídio de viagem aplicável foram provisionados. Um montante de N400 000 depois de todas as responsabilidades, incluindo o custo dos bilhetes de passageiros relativos e o subsídio de viagem aplicável, todos os ativos locais remanescentes devem ser colocados sob o controle físico de um revendedor autorizado. Esses fundos não podem ser transferidos da Namíbia, sem o consentimento do Bank of Namibia. 10.3 Os fundos bloqueados podem ser utilizados localmente, para fins aprovados, ou seja, títulos cotados, investimento em certificados de confiança unitária, pagamento de taxas locais e impostos, liberação de N3 000 por dia, até um máximo de N75 000 para cobrir despesas de vida dos emigrantes Durante as visitas à Namíbia. 10.4 O rendimento auferido em ativos bloqueados pode ser remetido no exterior. 10.5 Em termos de novas medidas, os residentes namibianos que emigraram da Namíbia até 1 de abril de 1998, mediante pedido ao Banco da Namíbia, podem transferir seus fundos bloqueados existentes no exterior. No entanto, após a data mencionada, os emigrantes da Namíbia estão sujeitos a procedimentos normais de emigrantes. 11. INVESTIMENTO DE CAPITAL EXTERNO Investimento no exterior por residentes da Namíbia. 11.1 Os particulares podem agora operar contas de moeda estrangeira com revendedores autorizados locais ou, alternativamente, investir até um limite máximo de N750 000 por pessoa no exterior, desde que essas pessoas sejam residentes namibianos com idade superior a 18 anos e contribuintes de boa permanência . 11.2 Uma empresa namibiana pode possuir interesse em uma empresa de empresas offshore. Existem certos requisitos específicos que devem ser atendidos a partir do ponto de vista Controle do Exchange. A aquisição de tal interesse deve ser um benefício contínuo para a Namíbia, ou seja, relacionadas ao comércio. A) A empresa namibiana deve estar entrando no mercado de exportação e não conseguir lidar diretamente com a empresa estrangeira ou aumentar as exportações existentes, o que só poderia ser alcançado através de uma presença offshore. B) A entidade offshore deve ser necessária para proteger importações estratégicas para a Namíbia. C) A entidade offshore é necessária para facilitar o comércio com países que normalmente não negociariam com países da África Austral. Ao apresentar um pedido formal com o Controle, detalhes do volume de negócios da empresa da Namíbia, as exportações dos últimos 3 anos, estima exportações para os próximos 3 anos, cópia auditada do seu último balanço patrimonial. Se o negócio offshore não se relaciona com seu tipo atual de negócios, deve ser dada uma explicação completa e motivação. As transferências podem ser efectuadas a partir da Namíbia não superior a N50 milhões. No entanto, a expansão da subsidiária estrangeira pode ser financiada por empréstimos estrangeiros levantados com recurso ou garantia da Namíbia. Assim, o balanço patrimonial da empresa local poderia ser usado na negociação dessas instalações. No entanto, a expansão deve estar na mesma linha de negócios e esse benefício para a Namíbia pode ser demonstrado. Os lucros gerados pela preocupação estrangeira devem, naturalmente, ser repatriados para a Namíbia de acordo com o Regulamento de Controle de Câmbio 6. 12 INDEMNIZAÇÃO DE VIAGEM a) Os montantes totais que podem estar disponíveis para despesas de viagem durante um ano civil para uma ou mais visitas são Da seguinte forma: N130 000 por pessoa de 12 anos ou mais e N40 000 por criança com menos de 12 anos para o ano civil. Anteriormente, os limites eram N120 000 e N35 000 por ano, respectivamente. A distinção entre vizinhos e outros países foi dispensada. Os Comerciantes Autorizados podem autorizar divisas adicionais a uma preocupação da Namíbia no exterior, desde que o subsídio de viagem subsequentemente efetuado não exceda o limite da pessoa146 para o ano em questão. Após o retorno da pessoa do exterior, o montante adicional deve ser endossado no seu passaporte. O bilhete de passageiros deve ser emitido na Namíbia em nome do viajante para uma viagem a partir da Namíbia. A troca não pode ser fornecida mais de 60 dias antes da data de partida. O passaporte e o passaporte devem ser endossados. Um formulário A deve ser preenchido. Um máximo de N5 000 em notas de dólar da Namíbia pode ser aproveitado pelo viajante. Os cartões listados abaixo foram aprovados pelo Banco da Namíbia para uso fora da Área Monetária Comum. Os cartões de crédito sul-africanos podem ser autorizados pelos bancos locais. Nós incluímos os cartões de crédito autorizados da Namíbia: i) Cartão-mestre Standard Bank Namibia ii) Primeiro cartão Visa do Banco Nacional da Namíbia iii) Cartão Visa do Banco Comercial da Namíbia iv) Cartão Visa do Banco Windhoek. D) Subsídios de viagem omnibus: Se for necessário que vários membros do pessoal de uma empresa sejam enviados no exterior por qualquer ano civil, possivelmente em breve, um pedido deve ser apresentado em nome da empresa em questão solicitando um total Subsídio anual. 12.1 Subsídio de estudo: residentes namibianos que procuram estudar no exterior a tempo inteiro podem receber trocas estrangeiras para atender ao custo de mensalidades, manutenção e outras despesas acessórias. Embora os pagamentos das taxas de matrícula completas possam ser permitidos contra a produção de provas documentais adequadas, o subsídio de manutenção de um estudante14 para despesas de manutenção e despesas incidentais pode ser concedido de acordo com os requisitos estabelecidos. As pessoas concedidas as instalações mencionadas podem ser fornecidas com um subsídio de viagem de N40 000 (N80 000 se for acompanhado por um cônjuge) por ano para despesas de viagem durante os períodos de férias. O subsídio de estudo de até N130 000 por ano pode ser permitido a um estudante ou N240 000 por ano para estudantes acompanhados por um cônjuge que não está estudando. 13.1 Hora dos pagamentos: o Banco da Namíbia, geralmente, não está preparado para fornecer divisas em pagamento das importações antes da data de embarque ou envio dos bens relativos à Namíbia. O pagamento relativo às importações pode, no entanto, ser feito contra a apresentação aos Comerciantes Autorizados da documentação de transporte e das faturas. 13.2 Permissões de importação: Os bens, que não sejam aqueles que exigem uma autorização de importação válida que aparecem na lista publicada periodicamente no Gazeta do Governo, podem ser importados sem uma licença de importação. As licenças de importação são emitidas pelo Ministério do Comércio e Indústria. A responsabilidade recai sobre o revendedor autorizado para assegurar que uma licença de importação de cobertura esteja disponível ou não seja necessária antes de estabelecer cartas de crédito, providenciar pagamentos ou entrar em contratos a termo. 13.3 Pagamentos antecipados: 33.3 do custo ex-fábrica de bens de capital desde que: i) seja produzido evidência documental ii) que o pedido de outra forma seria recusado iii) que é normal no comércio em questão. 13.4 Evidência de importação: i) Contas de entrada As notas de entrada mostram que os bens, conforme indicado na nota fiscal, entraram na Namíbia. Cópias de fax, fotocópias, etc. são aceitáveis ​​como prova documental. No entanto, o carimbo alfandegário deve ser original. Sem a Declaração de entrada, o pagamento não pode ser efetuado pelos Comerciantes Autorizados. IMPORTAÇÃO SOBRE OS NAVIOS DE PESCA: i) No caso de uma questão namibiana que pretenda importar um navio de pesca do exterior e o pagamento efetuado após a chegada do navio na Água da Namíbia, um revendedor autorizado pode aprovar esse pagamento contra a produção de provas documentais Confirmando a transação da prova em relação à chegada do local. Ii) No entanto, deve ser exigido pagamento antecipado parcial pelo Fornecedor no exterior, devendo o pedido ser apresentado ao Banco da Namíbia, o qual deverá incluir detalhes sobre o seguinte: a) O Memorando de Acordo. Acordo de Compra de Venda entre o importador da Namíbia e o exportador estrangeiro . B) Licença importante emitida pelo Ministério do Comércio e Indústria. C) Fatura confirmando o valor do navio. D) Confirmando que a embarcação será registrada em nome da preocupação da Namíbia após o recebimento do preço de compra no exterior. E) Confirmação de que o pagamento antecipado é normal no comércio em causa e que o pedido de outra forma seria recusado. Iii) Pagamento antecipado total: a) No caso de pagamento antecipado completo, é necessária a documentação conforme detalhado acima. No entanto, se o controle de câmbio consentir em tais acordos, nós apenas liberaremos a consideração de compra em uma conta de Custódia nos Banqueiros do vendedor estrangeiro. B) Esses fundos só podem ser divulgados ao Vendedor uma vez que a documentação confirmando a transferência de propriedade para a preocupação da Namíbia e a rota de envio foram depositadas no banco estrangeiro. C) O revendedor autorizado local teria que ver provas documentais sobre a chegada subsequente da embarcação e impressionar 147Exchange forneceu 148 carimbo nos documentos. D) O controle de câmbio deve ser avisado após a chegada do navio nas águas territoriais namibianas e seu registro no registro de embarcações da Namíbia. 14.1 Declarações de exportações Todas as exportações, exceto as que foram isentas administrativamente, devem ser apoiadas pela declaração prescrita nos Formulários F178 e NEP, independentemente do país de destino da mercadoria. Este formulário é uma declaração de mercadorias exportadas para venda no exterior. Esses formulários devem ser preenchidos para todas as exportações de bens para venda no exterior para países fora da Área Monetária Comum se seu valor exceder N 50 000. A distinção anterior entre países (vizinhos, etc.) foi dispensada. Este formulário é para controlar a exportação de bens não vendidos no exterior, ou seja, para fins de exibição, exportação temporária, reparos, etc. Este formulário deve ser preenchido para remessas com um valor de seguro superior a N2 000. 14.4 Obrigação do exportador146s i) Vender bens No prazo de 6 meses a partir da data do embarque ii) Repatriar o produto da venda no prazo de 6 meses iii) Receber o pagamento em moeda estrangeira ou em Dólares da Namíbia de uma conta de não residente iv) Oferecer para venda a totalidade da moeda estrangeira prossegue dentro de 30 dias após Acumulação v) Informar por escrito a falha na venda dos bens no prazo de 6 meses ou na falta de recebimento do produto em moeda estrangeira dentro do prazo estabelecido no F178 vi) Os exportadores podem creditar os importadores estrangeiros até um total de doze meses (ao contrário Para os 6 meses habituais), desde que: o crédito seja necessário no comércio particular a necessidade de proteger o mercado de exportação. Os residentes da Namíbia têm liberdade para se candidatar ao Controle de Câmbio (através de uma Autenticação Revendedor oralizado) para obter permissão para entrar em transações que normalmente não podem ser permitidas por um revendedor autorizado sem a aprovação específica do Controle de Câmbio. As autoridades concedidas pelo Exchange Control, salvo autorização em contrário, só são válidas por três meses da data da resposta ao pedido. Portanto, onde os projetos levarão muito mais tempo para concluir, é imperativo indicar as datas de início e término estimadas para evitar atrasos na obtenção de extensões a esse respeito. 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